terça-feira, 28 de agosto de 2012

Crescendo

A Joana sempre gostou de companhia para adormecer. Foi-se habituando, porque em pequenita era tão resistente ao sono que era quase preciso segurá-la para sossegar.
Com a cama nova conseguimos convence-la a adormecer quase sempre lá.
Ultimamente tem tentado ser ainda mais crescida:
"Mamã à meia-noite vais embora?" [qual Cinderela]
"Porquê?"
"Para dormir sozinha."
"Ok, mas posso ir agora."
"Não, só à meia-noite."
À 1a saída do quarto descolei-a da cabeceira:
"Posso ficar aqui na madeira, eu gosto, eu não me magoo." [hábito de bebé e que eu também tinha]
"Posso deitar-me na tua barriguinha? Podemos ir para a tua cama?" - falso alarme, não foi desta!
Entretanto, disse em vários dias para irmos embora quando adormecesse.
Na 2a feira disse que queria ficar sozinha e depois do leite e do pai ter contado a história, ficou. Ficámos a ver quantos minutos demorava a levantar-se, mas não. Adormeceu e tem sido assim.

Noto-a mais autónoma em algumas situações, numas coisas resultado da escola, noutras progresso neste mês.
Nas férias também deu para perceber que há comportamentos e sensibilidade que não são consequência da escolinha, mas tornaram-se características da personalidade (ainda que a escola possa potenciar). Mantiveram-se neste período e embora signifique que temos que lidar com isso "a tempo inteiro", fiquei de certa forma contente, já que a escolinha é a "vida real".

A ver vamos como corre o regresso. Às vezes há nós que se resolvem sozinhos e não por pensarmos muito neles. Além disso, com os miúdos tudo é possível, são uma caixinha de surpresas! Nesta nova fase que se aproxima para mim (retoma profissional) dava um jeitaço uma das boas!

Sem comentários: