Lilypie Joana

Lilypie Kids Birthday tickers

Lilypie Diogo

Lilypie Third Birthday tickers

segunda-feira, 24 de março de 2014

9 meses... e meio... e uns dias... bem... 10 meses!


Isto está a correr depressa, o tempo bem ocupado e o livre tem sido aproveitado para livre mesmo, sem registos no blogue.
Fui escrevendo desde os 9 meses, sem terminar nunca o post e surgiu este resumo!


Aos 9 meses, feitos a 23.Fevereiro tínhamos um menino doce, a vincar a personalidade. Ainda que os avós, com ele ao colo, só profiram elogios sobre o como é calmo e nunca chora, na verdade do dia-a-dia é que ele mostrava bem o que quer e mandava vir quando não leva a sua avante.
Não deixa de ter um temperamento tranquilo, nem é um bebé chorão, isso não, até porque o manifesto preferido são os gritos.
Cheio de genica, quando sentado vai rodando, tentando apanhar tudo esticando-se para a frente, ficando de gatas muitas vezes (e zangado).
Por sugestão da pediatra passámos a pôr as almofadas à volta mais afastadas e resultou para deixasse de se atirar à tolo para trás. Passou a ficar perfeitamente sentado e vai-se arranstando, percorrendo o chão.
Quando estamos por perto tenta agarrar-se a nós para se levantar e já conseguia com uma pequena ajuda.
Aos 9 meses e 1 dia começaram as verdadeiras gracinhas por mímica e espontâneas. "A galinha põe o ovo" e as palminhas.
Palrava pelos cotovelos, até se acordasse a meio da noite.
Quanto à noite continuámos a ter de tudo, desde o pequeno choro pela chucha, às madrugadas, fomes pontuais, noites de nem acordar, noites de 8h, outras de 10h, mas de uma forma geral tem corrido bem e quando é pior é porque há alguma alteração, como foi o caso da alimentação.


Na consulta de 6.Fev (8 meses e 1/2) pesava 7,9 kg e media 68 cm, continuando fiel às suas curvas de percentil 25.
Foi nesta consulta que a pediatra indicou as alterações ao jantar, passando da sopa com peixe para açorda, farinha, massa ou arroz com peixe. A adaptação foi uma animação de me pôr os cabelos em pé... Estava contar com estranheza no início, mas durou mais... Fiz como a pediatra recomendou, dava-lhe umas colheres com tudo esmagado e depois passava com a varinha. Passado ainda pior comia, fosse qualquer uma das quatro opções e até já tinha um pouco de sal e azeite para melhorar o sabor. Até que "bolas, se ele gosta de pão, como não gostar de açorda?" Comecei a preparar não desfeito e começou a gostar e sem se engasgar! Com o arroz foi o mesmo e descobri-o com o nosso arroz... de bacalhau!
Passou a comer bem e muito! E a querer sempre o que estivéssemos a comer, tendo já a sua pancinha cheia ou não!
A farinha de pau raramente preparo, pois não se consegue uma consistência que goste. Curiosamente continua a comer bem a sopa, papa, papa de fruta, que são purés...
O top é mesmo a fruta, com destaque especial para a laranja aos pedacinhos.
Temos um comilão, portanto.




10 meses - 23.Março

Este mês o verdadeiro desenvolvimento foi a nível de movimento.
Na semana passada descobriu que pondo um pé atrás do outro... caminha! De nada adiantaram as nossas insistências a ensiná-lo, foi quando quis e agora... não quer outra coisa! Até já consegue levantar a perna quando se depara com escadas.
Assim será possivelmente com o gatinhar, pois consegue deitar-se, pôr-se de gatas e não gatinha, apesar de lhe mostrarmos como é. Aprendeu também na semana passada a voltar a sentar-se, mudar de direcção, deitar e reclamar porque não consegue chegar onde quer.

Nasceu um dente incisivo superior e no dia antes de completar os 10 meses, furou o companheiro deste.

Palra muitas sílabas, em especial dá-dás e tá-tás e nota-se que o "oiá" já é com bastante intenção de "cumprimentar".

Adora crianças, fica louco quando se aproximam, por isso quando o levámos com a mana ao parque infantil do shopping foi a loucura, até porque experimentou as motinhas com mola. Com a melhoria do tempo também já fomos passear muito ao ar livre e o solzinho faz-lhe muito bem.
Adora bolas e balões, bater com os brinquedos, atirá-los da cadeira para o chão e ficar a olhar, a Xana toc-toc, a Casa do Mickey, as músicas do Jake e os Piratas e da Doutora Brinquedos.
Com tudo isto faz cara de biquinho e estica os braços, que até tremem.

É, sem dúvida, a Primavera deste bebé!









Sem comentários: