sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Olimpíadas


Nestas férias, graças aos Jogos Olímpicos, tivemos também férias do canal Panda e afins. Nas horas em que estávamos em casa, a miúda colava no canal 2 ou Eurosport (e quando não estava nestes pedia). Tornou-se fã de várias (todas!) modalidades, saltos para a água, vela, ténis de mesa, atletismo, hipismo, sendo a ginástica, sem dúvida, a preferida. Na praia recriou o salto em comprimento, prova de obstáculos de hipismo e claro, muitas rodas, pontes e saltos.

E claro, tal como muitos portugueses, incluindo dirigentes, ignorando as dificuldades por que passam os nossos atletas para treinar e competir, queria que Portugal ganhasse sempre, de preferência a medalha de ouro, com direito a hino e tivesse atletas em todas as provas.

Como a ela, apesar de tudo, (ainda) é mais difícil de justificar porque é que não pode ser, perante a impaciência de "Portugal está a ganhar? Portugal é o maior!", "E vai cantar o hino?", "Porque é que ficou em 2º? O 2º canta o hino?", "Porque é que não ganhou medalha de ouro?", íamos dizendo que sim, Portugal está a ganhar, ou que o 2º é bom, ou avançando que somos um país pequeno, com poucos atletas, por isso já é bom o 6º ou 8º, o importante é participar, ainda que sem hino, que até o podíamos cantar nós. E às vezes triste, lá se foi (às vezes) conformando, porque convém que desde pequenos nos habituemos que o país é pequeno de tamanho e de cabeça (pelo menos de quem nos governa).
E também não te estavamos a enganar minha filha, porque sim, estes atletas, que treinam após o trabalho e às suas custas e conquistam estes lugares, são heróis.

Vai daí nas férias cantámos muito o hino, que fica com nova versão:
"Heróis do mar"
"novre polvo"


Cá entre nós, no alto dos teus 4 anos, de medalha ao peito no sarau da ginástica do Boavista, também és a minha campeã e a minha medalha de ouro!




(Após cerimónia de encerramento e de regresso a casa, temos o Panda, Duck Tv, Baby First, Jim Jam, de volta em força.)

1 comentário:

Mara_Q disse...

Espectacular o interesse dela! O João não ligou a nada... Panda rulezzzzz!
Beijinhos