sexta-feira, 26 de julho de 2013

Diogo - 2 meses

2 meses - 23.Julho
 
Ao chegar aos dois meses o Diogo tornou-se muito activo e curioso. Está sempre a abanar as pernocas e os braços quando sentado na cadeirinha ou deitado. Abre os olhos como duas azeitoninhas (azuis), fica atento aos sons, fixa os objectos e segue as pessoas.
 
Dorme lindamente, distinguindo o dia da noite. É incrível como se define um relógio biológico. De dia os sonos são mais leves, de noite ferrados, até a expressão do rosto é mais tranquila.
 
Passou a beber só biberão e só leite adaptado. Para mamar mandava-me à fava, queria quantidade e rapidez. Ainda tirava com a bomba, mas era cada vez menos. Por 60 ml por dia, de biberão e estando ele óptimo disse a pediatra, muito prática, que não valia a pena (confesso que me custou um bocadinho ouvir, porém só durou 1 segundo).
De uma semana para a outra aumentou à quantidade de leite, já vai nos 120 ml e às vezes 150 ml. Uma lata de 800 gr por semana, estamos a pensar pedir um subsídio de alimentação...
Durante o dia os intervalos são variáveis, tanto 2h (sobretudo com o calor) como 3 ou 4h. De noite faz um grande de 6h das 21/22h às 3/4h e seguido de outro de 3 ou 4h. Dava jeito o primeiro começar mais tarde, mas na verdade nem posso reclamar!
 
O primeiro sorriso rasgado foi no dia 8 de Julho, agora são muitos e lindos! Cá para mim, que sou mãe, já me reconhece bem e gosta de mim ;) já que ontem quando cheguei a casa, após saída deu-me um sorriso precioso.
 
No dia 23 a mana, ao saber que fazia 2 meses, perguntou o que faria ele agora (como quem diz, já fazias qualquer coisinha), disse-lhe que eram os sons (para inventar qualquer coisa). Na verdade começou a fazer novos e frequentes sons. "Tinhas razão mamã!" 
 
Descobriu as mãos e passa a vida com elas na boca. Inicialmente pensámos que era fome, mas não, fá-lo mesmo depois de comer. Diz a pediatra que é mesmo a explorar novas conquistas e até ajuda à digestão.
 
Liga mais à chucha, embora seja apenas quando está arreliado com dores ou a querer dormir, depois larga-a logo.
 
Continua calminho e doce, só chora mesmo quando tem motivo, como soninho, fome (aí berra) ou alguma dorzita. Não gosta de estar sozinho, mas ainda não está manhoso, basta-lhe ver as pessoas, não é necessário pegar ao colo (ainda que goste!). (Também) neste aspecto muito ajuda a mana, que fala e brinca com ele, distrai-o, põe-lhe a chucha e até o aero-om se ranhetar de sono.
 
Praticamente não tem cólicas, o que estará relacionado com a facilidade em libertar-se dos gases...
 
Foi neste dia comemorativo que fomos à consulta na pediatra. O nosso pequeno buda pesa 4.520 kg e mede 55 cm. Aumentou 1.4 kg em um mês, ainda consegue pesar mais do que a mana com o mesmo tempo. Isto é que é crescer!
A dra. L. ficou muito contente com o estado geral do bebé e fez-lhe muita festa, fazendo questão de lhe conseguir um sorriso. Teve o cuidado de dar atenção à Joana, que nos acompanhou, e ficou surpreendida pela relação com o irmão. Um doce, adoro-a!







Sem comentários: