quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A Céu


Quem mais nos fará cabanas na varanda, limpará o chão de joelhos com o meu irmão às costas ou irá encerar o chão com ele empoleirado na máquina? Quem mais responderá, com um sorriso escondido, perante o alerta da minha mãe com "Oh Mª do Céu, não deixe fazer isso!", "Deixe estar, menina.".
Quem dará a comida ao meu irmão, sentado no colo até bem tarde? 
Quem irá buscar-nos ao colégio e à natação, com infinita paciência quando fugimos para os escorregas e labirinto do parque?
Quem passará a ferro, enquanto a minha irmã esvazia as prateleiras de caixas plásticas?
Quem nos cantará "o mar enrola na areia" e fará a voz rouca "ó menino" que nos punha às gargalhadas?
Quem dará leite aos gatinhos recém-nascido no quintal à colher?
Quem me levará ao hospital a correr quando puser o braço no prato de água quente?
Quem nos dará pão com manteiga e açúcar?
Quem aturará com a maior calma do mundo todas as nossas travessuras?
E tantas, tantas coisas... Quem mais? Ninguém, só a Céu.
 
A Céu para quem a vida foi dura e teve que ir para o Porto, ainda criança, "servir" em casa de senhores e no entanto, guardava no seu ar sério toda a bondade, calma, carinho e paciência do mundo.
A Céu que nos viu crescer e nos tratou como aos próprios filhos, Céu e Zé Manel, e só deixou a nossa casa, já grandes, quando a doença lhe roubou as memórias.
Esse maldito alzheimer que a consumiu e torturou e a levou de nós muito antes de ontem, em que o sofrimento para ela acabou.
 
Serás sempre a nossa Céu, fazes parte de nós, estarás sempre no nosso coração.
E tenho a certeza de que seremos sempre os teus meninos.
 
(vejo agora que poucas fotos tenho dela, porque não era dessas coisas)

1 comentário:

Mara_Q disse...

Merda de doença que leva os que amamos antes que tenham realmente partido... A minha avó tem Alzheimer, diagnosticado há 8 anos... dói tanto olhá-la nos olhos e não a encontrar... :(
Beijinho do coração.