terça-feira, 18 de dezembro de 2012

As poupanças

Por cá sempre incutimos na Joana que não podemos estar sempre a gastar dinheiro e não podemos comprar tudo o que queremos. Se for connosco ao supermercado sabe que só pode comprar um tipo de iogurtes [dos caríssimos especiais de corrida] e não vários, pois temos que comprar arroz e outras coisas; que se formos ao cinema não vamos colocar moeda nas diversões, etc. Por vezes pede-nos brinquedos ou outras ofertas e perguntamos se tem dinheiro no porquinho. Se dissermos que custa 15€ e o porquinho vai ficar vazio já nem quer... Faz questão de o encher, moeda a moeda, com as que apanha em casa ou as que traz bem apertadinha na mão desde o carrinho até casa e vai directa ao quarto, sobe ao banco para arrumar no porquinho. Sovina!

Por outro lado, quando foi o Dia do Pijama, campanha de sensibilização para a importância de crescer numa família, com recolha de fundos, andou a pedir a todos da família para porem moeda na casinha e ajudarem os meninos e as moedas do carrinho também tiveram este destino.

Assim tornou-se mais consciente de que as coisas custam a comprar e só trabalhando conseguimos ganhar dinheiro. Quando brinco que não me apetece trabalhar, tal como ela fazia com a escola, promete-me, tal como eu fazia "que logo já vamos estar juntinhas" e lembra-me "tens que ganhar dinheirinho!"
E já me recomendou "Tens que comprar coisas grátis, que é para não gastares dinheiro" - à conta das publicidades do Panda.

Neste sábado fomos jantar fora com ela, que adora, e o pai perguntou se tinha dinheiro para pagar o jantar. "Quanto custa?", "5 €" respondemos. Foi buscar o porco e queria levá-lo para o restaurante! Quando dissemos que desta vez pagávamos nós, responde com pena: "Mas eu queria ajudar-vos..." 
"Deixa lá fica para quando não tivermos dinheiro."
Vai crescendo e enche-me o coração.

Sem comentários: