quinta-feira, 10 de abril de 2014

Carta aos meninos 09-03-2014


Há um mês fui ao Algarve de avião, em trabalho e foi inevitável sentir aquele medo de nunca mais os ver e crescerem sem mãe. O pai disse que isso podia acontecer a qualquer altura, que era disparate estar a pensar nisso, que o avião não mudava nada. Tem toda a razão e pensar que podia acontecer de um minuto para o outro, ainda me motivou mais a escrever uma carta aos meninos, que não foi coisa que nunca tivesse pensado. A de 5 anos lembrar-se-ia de mim, o de 10 meses, pouco. Têm fotos, registos em diários e no blog, mas que conselhos teriam eles meus para a vida no futuro?
Escrevi a carta de rajada, em 5 min, enquanto o Diogo dormia, a miúda tinha ido ao parque e a mala estava por fazer. De qualquer forma, por mais que escrevesse ficaria sempre incompleta.
Lembrei-me que aos outros, família e amigos, também seria importante dizer algo.
Deixei-a na gaveta do meu marido para que a encontrasse em má circunstância. Regressei sã e salva. Ele acabou por vê-la e tendo achado que ter pensamentos antecipados era um disparate... ficou em choque a pensar nisso...
Os meus desejos são que cresçam felizes, livres, sem medos, sejam fortes e lutem, que não deixem que lhes cortem as asas. Que façam o que quiserem, desde que não prejudiquem ninguém.
Pretendo ir actualizando o conteúdo, à medida que formos todos crescendo, adequando à idade e compreensão que tiverem.
 
Vi uma carta muito idêntica no "Socorro sou mãe" e lembrei-me de deixar também aqui o registo.
 
09-03-2014
E se amanhã...
 
Queridos filhotes,

Vou hoje para o Algarve e bate aquele medo de não voltar, já que vou de avião. É inevitável esta sensação ao afastar-me de vocês.
Para o caso de "amanhã" não estar cá (o que pode acontecer a qualquer altura, é verdade, por isso esta carta será sempre válida) e como são pequenos para vos dizer tanta coisa sobre o futuro...
Amo-vos acima de qualquer coisa, um sentimento forte poderoso, divino, transcendente, sem dimensão e incontrolável
Vivam a vossa vida intensamente e a cada minuto. Vivam como quiserem, façam o que gostam (desde que isso não prejudique ninguém), aceitem o menos bom, de forma resiliente, mas não se resignem, lutem! Não tolerem o inaceitável, o que vá contra os vossos valores, o justo, o respeito pelos outros e por vós próprios.
Não se importem com o que os outros pensam, não deixem que vos cortem as asas. Acreditem em vós, nos vossos sonhos.
Corram, briquem muito! Andem de baloiço e escorrega! Chapinem no banho, façam castelos na praia, dêem muitos mergulhos! Joguem à bola, rasguem as calças, dêem trambolhões de bicicleta.
Tentem não ir muitas vezes ao hospital, nem ficar doentes.
Façam os trabalhos de casa. Estudem, dediquem-se ao que gostariam de fazer no futuro.
Não deixem que vos pisem.
Namorem muito, mas com juizinho. Não bebam demasiado, nem conduzam com os copitos...
Sejam amigos um do outro, do papá, dos avós, dos tios e primos, da família e dos amigos - não há bem maior.
Sejam fortes e corajosos a energia está em vós, acreditem.
Sejam crianças e adultos felizes.
Se amanhã cá não estiver, acreditem que estarei convosco todos os dias.
Portem-se bem e um bocadinho mal.
Sejam muito felizes!

Queridos pais,
Amo-vos muito. Obrigada por esta vida maravilhosa. A vós não consigo ensinar nada, por isso peço que tomem conta dos meus meninos. Que todo o amor por mim transborde para eles. Estarei convosco.

Querido marido,
Amo-te muito. Obrigada por esta vida a dois.
Toma conta do melhor que há em nós, sob a forma de Joana e Diogo.

Mano e mana,
Estão no meu coração, obrigada. Amo-vos.

Avós,
Amo-vos, obrigada por tantos momentos bons.

Família e amigos,
Obrigada! Amo-vos!


Para todos,
Ajudem-nos a fazer crescer a Joana e o Diogo felizes.
 

Sem comentários: