quarta-feira, 6 de junho de 2012

And the winner is...

... síndrome ou doença mão pé boca... confirmámos hoje no hospital.


"Doença mão pé boca" - retirado de Pais e FilhosA doença boca-mão-pé ocorre sobretudo cerca dos quatro/cinco anos, e pode ser causada por uma grande variedade de vírus, mais frequentemente um que se chama coxsackie. A doença não costuma ser grave e as crianças recuperam numa semana.
Os sintomas começam por febre ligeira, perda de apetite e mal-estar geral. Segue-se o aparecimento de aftas dolorosas na boca, sobretudo na parte interior das bochechas e gengivas, e manchas nas palmas das mãos e plantas dos pés, que depois evoluem para nódulos e bolhas. A doença é contagiosa através das secreções nasais, saliva e líquido das bolhas, durante pelo menos uma semana depois do início da doença. Perante estes sintomas a criança deverá ser observada pelo médico-assistente. O risco maior consiste na desidratação provocada pela não ingestão de líquidos em quantidade suficiente, atendendo à dificuldade em engolir e à falta de apetite. A alimentação deve ser baseada em líquidos e pastosos, frios e de sabor neutro (gelados, por exemplo). Não há tratamento específico, mas é preciso dar todos os medicamentos necessários para o conforto da criança e os pais não se devem surpreender se ela emagrecer – passada a doença, o apetite virá, e em força. É conveniente evitar o contacto com mulheres grávidas"

Felizmente e por enquanto tem "apenas" pintas vermelhas pelo corpo todo, tendo hoje agravado a quantidade e aparecido no rosto, mãos e pés (daí o nome). Esperamos que não evoluam para os nódulo e bolhas... Aftas, perda de apetite e mal-estar, nicles. Toc Toc Toc
A parte da febre deve ter sido a da amigdalite, a pediatra disse-nos que o mais provável é estarem as duas situações relacionadas.
Pode ser que o bicho com nome japonês tenha vindo atordoado... mas já não digo nada...

Sem comentários: